Alexandre Peics

10/10/1899 - 20/03/1965
Sándor Peics ou Aleksandar Peic ou ainda Alexandre Peics, cidadão Austro-Húngaro, nascido em Pécs (ex-Fünfkirchen). Treinador do Belenenses nas épocas de 1943/44, 1944/45 e 1950/51. Campeão de Lisboa da época de 1943/44.
« (...) De todos os clubes em que esteve, qual lhe deixou mais gratas recordações? - Sem o menor rebuço lhe afirmo que foi “Os Belenenses”, respondeu-nos sem hesitar.
- É uma agremiação que estimo e admiro pelo trabalho digno e sério, como me foi dado observar de perto.
Todos os jogadores que comigo privaram foram e são meus amigos. Disciplinados e acatadores, facilitaram-me a missão. Entre tantos quero citar-lhe os nomes de Feliciano, Serafim e Sério, excelentes jogadores e óptimos caracteres, numa modesta homenagem aos atletas belenenses.
Recordo com emoção sentida, que me dá prazer imenso, a turma de juniores desse tempo, um bloco de rapazes cheios de valor e que hoje atestam de forma destacada que a minha passagem pelo clube não foi desproveitosa nem desastrosa, Figueiredo, David, Pinto de Almeida, Rocha, Andrade, Narciso Pereira e outros, componentes da equipa de juniores por mim treinada, provam claramente que as bases foram boas. Isso me basta para sossego da minha consciência. (...) » Trecho de uma entrevista à Revista “Stadium” de 23 de Agosto de 1950
Post publicado originalmente em 19/03/2008

Sem comentários: